quinta-feira, 25 de junho de 2015

Inteligência Socioemocional: o que é?


Inteligência socioemocional: o que é?

Você já ouviu falar em “Inteligência Socioemocional”, ou “Soft-skills”? Se não, não se preocupe! Esse termo surgiu em 2014 durante um congresso do Ministério da Educação (MEC). Agora outra pergunta, você sabia que o [hi]School já aplicava essa metodologia desde seu início, em 2010?


A “Inteligência Socioemocional” é, essencialmente, a capacidade de lidar com as emoções que situações cotidianas nos causam e usar tal conhecimento para tirar o melhor da vida. Como por exemplo: saber que os erros são uma forma única de aprendizado e que para isso é essencial assumir quando erramos, se manter engajado e motivado durante todo um período escolar ou ao decorrer de um grande e importante projeto, ter estrutura emocional para resolver conflitos pessoais e interpessoais usando autoconfiança e empatia, entre outras possibilidades.

Jovens apresentados ao desenvolvimento das inteligências socioemocionais certamente se tornarão adultos mais humanos, bem-dispostos e engajados em várias dimensões da vida. E foi essa forma de pensar que trouxe o [hi]School à vida. Ficamos muito felizes e animados em ver que tal forma de ver as coisas estava sendo notada por outras pessoas, empresas e organizações.
Por nossos bate-papos (palestras) terem como foco principal os jovens do ensino médio, durante todos esses anos, nós acreditamos que as escolas precisam de mais incentivo para incluir as competências socioemocionais no processo de educação para gerar pessoas mais aptas a se relacionarem bem consigo mesmas e, consequentemente, com a vida, estando preparadas para a faculdade, carreira e vida adulta.

No [hi]School gostamos de dizer que as pessoas que têm atitudes nobres diante de uma situação estão sendo [hi] (uma brincadeira com “estar se elevando”) e quanto mais as pessoas desenvolverem essas inteligências socioemocionais mais [hi] elas serão. Gostamos tanto dessa ideia que começamos a formar os Delions, que são jovens universitários selecionados e capacitados para passarem mensagens socioemocionais para outros jovens, nos nossos bate-papos em escolas, formando assim outros Delions que poderão formar outros e assim por diante.

Para nós, as inteligências socioemocionais te fazem [hi].