terça-feira, 20 de maio de 2014

ENEM 2014: E aí, já fez a sua escolha profissional?


Como você deve saber, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para este ano se iniciaram no último dia 12.

As provas que avaliam  estudantes em diferentes competências do ensino e possibilita a entrada dos candidatos em universidades ou auxílio ao ingresso por meio de bolsas, já recebeu nesta edição mais de 4 milhões de inscritos e tem previsão de receber ainda mais 6 milhões de novas inscrições até dia 23 de maio.

O [hi]School aproveita a deixa para lembrar, você estudante, sobre a importância de observar suas habilidades. Você que teve a oportunidade de participar de um dos bate-papos do [hi]School – Rumo ao Topo – ministrado em sua escola e se lembra do que foi dito, certamente não terá dificuldade de tomar um norte quando for escolher qual área profissional seguir. Mas, se ainda não teve a chance de participar de uma de nossas palestras, respire fundo e fique calmo... =)

Se está na dúvida entre Direito ou Engenharia, Administração ou Turismo, Medicina ou Jornalismo, Educação Física ou Psicologia... primeiramente, considere antes de mais nada, a auto análise e se pergunte:


  • O que eu gosto de fazer?
  • O que eu sei fazer?
  • Posso ganhar dinheiro com isso?


Algumas respostas surgirão e ficará mais claro se o seu perfil tende mais para a área de exatas, humanas ou biológicas. Possivelmente, as perguntas poderão te nortear melhor a respeito de qual área combina mais com você. Além disso, faça questão de ler sobre os cursos que tem interesse. De repente, vale consultar um profissional que já esteja na área para saber como é o trabalho que ele desempenha, quais são os prós e contras da profissão e outras perguntas.

Caso já esteja finalizando o terceiro ano sem fazer ideia de que carreira seguir, orientamos que continue se observando, certo de que ainda terá muito tempo pela frente para se especializar em uma área que goste e te faça feliz.

Ah! E fique tranquilo. Se você está cursando o ensino médio, o [hi]School ainda tentará chegar até a sua escola para te ajudar nisso. Conte com a gente na sua jornada!