quinta-feira, 1 de maio de 2014

20 anos de boas lembranças – Ayrton Senna da Silva


“Antigamente eu me sentia nada, eu achava que eu não era nada. Que eu era qualquer pessoa que não sabia nada... e agora, eu me sinto mais leve. Eu sinto que eu também posso tudo o que todo mundo pode. É isso que eu sinto.” fala de uma menina beneficiada pelo Instituto Ayrton Senna.

Essa fala expressa exatamente o que ele fazia. Ele transformava a vida das pessoas e até hoje, multiplica essas transformações. É, e continua sendo um realizador de sonhos.

Há vinte anos perdemos um nome para o esporte, para a nação e para a vida, Ayrton Senna da Silva. Um Silva, comum entre os sobrenomes, mas que foi, e continua sendo, um exemplo de determinação e coragem que deixou marcas além do mundo automobilístico.

Mesmo sendo uma data marcada pela perda inesperada desse incrível exemplo, nos foram deixadas lembranças. Boas e memoráveis recordações. A força de vontade e o patriotismo que o acompanhavam transportavam milhões de brasileiros – e não brasileiros – às corridas e ao mundo da Fórmula1. Ayrton Senna foi além... não era apenas o esportista vidrado na velocidade e em ser sempre o número um nas pistas. Ele era tímido, pouco egocêntrico e ainda sim, fazia questão de olhar para os lados. Ajudava as pessoas sem distinção, transmitia esperança para o povo brasileiro, e para a mudança no mundo, possibilitando realizações de sonhos.

E alguém sabe qual era o sonho dele?

O sonho dele era melhorar o seu país, o Brasil. A desigualdade social o desagradava muito, o incomodava.  Ser vencedor num país com tamanha desigualdade o fez querer compartilhar sonhos.

Senna doou secretamente milhões de dólares para ajudar crianças carentes. Deste sonho nasceu o Instituto Ayrton Senna (IAS), que ganhou este nome após a sua morte.

“Vivemos num país que tem uma realidade de muita desigualdade social. A diferença de pobres e ricos é imensa. Isso incomodava muito o Ayrton e eu. O Ayrton não queria ser vencedor num país de perdedores. Onde a maioria não tinha oportunidade de ser uma pessoa vitoriosa na vida Viviane Senna, irmã e Presidente do Instituto Ayrton Senna.  


Nós do projeto [hi]School, deixamos a nossa singela homenagem a este homem que é referência mundial e exemplo em nossas palestras, ministradas nas escolas, como referência de determinação.