quinta-feira, 2 de maio de 2013

Gilberto Dimenstein - Meu Papel Transformador



Boa tarde, gente!!! Dando continuidade ao aniversário de 45 anos do UniCEUB no ciclo de palestras do Fórum UniCEUB Educação Transformadora, o segundo palestrante do dia foi ninguém mais ninguém menos que Gilberto Dimenstein, jornalista brasileiro renomado e conhecido internacionalmente, com a palestra intitulada "Meu Papel Transformador". 

Ao iniciar a palestra, Gilberto contou uma história que nós do Projeto [hi]School também utilizamos em nossos bate-papos: a história do céu e do inferno. O objetivo dela é incentivar a seguinte reflexão: você está servindo, ajudando o próximo ou agindo unicamente por e para si próprio? 

Colocar em palavras o que o Dimenstein disse é difícil. O que me chamou mais a atenção foi uma frase que ele citou de uma passagem bíblica. Ela diz mais ou menos assim: "O fundamento da vida é o verbo". Verbo significa movimento e é através de movimentos que vivemos. Vencer a inércia, sair da zona de conforto. Criar, mudar, transformar. A magnífica ferramenta chamada vida pode ser melhor aproveitada de diversas formas. Coragem para fazer! E ter coragem não significa ausência de medo, mas sim controle sobre ele. Depois de tudo o que foi falado, acredito que não é o tamanho das ideias que as transformam em eficazes. Na verdade, o que transforma é a atuação sobre as ideias. Toda ideia é genial, toda ideia pode mudar o mundo. Basta que nós a façamos com amor, e da melhor maneira que pudermos fazer. Acredite! Você tem potencial para mudar o mundo!

Ao perguntarmos a ele como seria o futuro dos professores, como eles deveriam trabalhar e gerenciar as atividades em sala de aula, ele disse: "O futuro dos professores vai ser saber gerenciar, provocar e trazer os alunos para dentro da sala de aula utilizando todos os meios tecnológicos que temos e estão por vir." Além disso, nós do Projeto [hi]School perguntamos como deveria ser o jornalista do futuro e ele respondeu da seguinte forma: "O jornalista do futuro tem que ser um cara capaz de trazer não só notícias ruins ou boas, não só influenciar, mas sim conscientizar a sociedade."

Nós do Projeto [hi]School agradecemos, do fundo do coração, a Gilberto Dimenstein pela brilhante e inspiradora palestra. Gilberto, você é um lindo! 

Guilherme Costa, Luan Jorge e Victor Silva
Voluntários [hi]School