quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

[hi] School: onde ser voluntário faz diferença


Rumo ao topo. Essa é a trajetória do projeto “[hi] School”, que transforma o perfil de adolescentes e jovens universitários da capital do país pela determinação e força de vontade.
O projeto [hi] School nasceu da vontade de ajudar as pessoas, da necessidade de despertar nos jovens valores e sentimentos como o amor, integridade, humildade, solidariedade, contribuição, serviço e responsabilidade, visando à construção de um mundo melhor, e tudo isso com o apoio de voluntários.
Será necessário voltar no tempo para entender como eles chegaram aqui. Em 2001, Fernando Duarte, coordenador do projeto, desenvolve a palestra “Deixando Marcas”, com o objetivo de resgatar valores no ambiente de trabalho e melhorar as relações entre as pessoas. Em 2004, ele assume a direção cultural da Organização Não Governamental “Gente Nova” e traz para Brasília o projeto “Congrescuela”, da ONG “Gente Nova” do México. O “Congrescuela” tinha como objetivo apresentar palestras para alunos do 3° ano do Ensino Médio de várias escolas públicas e privadas, sobre assuntos pré-definidos.
Mas, por dificuldades burocráticas, não foi possível realizá-lo da mesma forma em Brasília. Foi então que Fernando Duarte teve a ideia de adaptar a “Deixando Marcas” para o público jovem. Entre 2004 a 2010, mais de 30 mil alunos e mais de 80 escolas puderam assistir às palestras. Em 2007, Fernando deixa a ONG Gente Nova e seu irmão, Thiago Duarte, assume seu lugar, dando continuidade ao projeto “Congrescuela”.
Infelizmente, em 2010, a ONG paralisou suas atividades, retornando um ano depois. Foi quando, em agosto de 2011, com a dedicação dos colaboradores, e muito trabalho, o projeto apresentou sua primeira palestra. Para ter uma ideia da repercussão do projeto, de agosto a dezembro de 2011, foram realizadas 33 palestras em 23 escolas, onde participaram mais de 2.800 alunos, com a colaboração de 20 voluntários.
Já de cara nova em 2012, o [hi] School resolveu inovar criando mais uma palestra, dessa vez voltada para alunos do 2° ano do Ensino Médio, a “Rumo ao topo”. Porém algo inusitado aconteceu, percebeu-se em vários depoimentos de alunos do 3° ano a sugestão que a palestra “Deixando Marcas” deveria ser apresentada também aos alunos do 1° ano. Mais uma vez, o [hi] School deu um passo à frente. As palestras foram divididas da seguinte maneira: “Deixando Marcas” passou a ser a palestra dos alunos de 1° e 3° ano e “Rumo ao topo”, para alunos do 2° ano, agradando a todas as séries do Ensino Médio.
Em 2013, o projeto [hi] School inovará mais uma vez. Será desenvolvida mais uma palestra, que terá como foco alunos do 3° ano. Assim, em 2014, os alunos do Ensino Médio terão a oportunidade de assistir a uma palestra do [hi] Shool em cada ano de ensino.
O sucesso alcançado pelo [hi] School hoje é fruto de muita determinação e força de vontade de seus idealizadores e patrocinadores que investem em conteúdo, material de divulgação e qualificação profissional. Hoje, 60 voluntários se dedicam quase que exclusivamente ao projeto que conta ainda com a indispensável colaboração de seus patrocinadores como UniCEUB, Hightouch, Gráfica Coronário e STAG. Contam também com o apoio da Chilli Beans, Humano Comunicações, Pulso Sonoro e Pennington Audiovisual.