quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher



Ao longo dos anos, o dia 8 de março vem sendo marcado por essa comemoração, geralmente com rosas vermelhas e pequenos mimos. Mas será que foi esse o objetivo da criação desse marco?

Olhando a história, podemos lembrar-nos dos movimentos feministas que lutavam por mais dignidade para as mulheres e por sociedades mais justas e igualitárias na década de 60. Até antes disso, temos, na época da Revolução Industrial, as lutas por melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade dos sexos.

O DIA DA MULHER já havia sido celebrado nos primeiros anos do século XX, tendo sido esquecido por um longo tempo e posteriormente recuperado no contexto do movimento feminista. Só em 1975, as Nações Unidas promoveram o Ano Internacional da Mulher e, em 1977, proclamaram o dia 8 de Março como o Dia Internacional da Mulher.

Na história da mulher brasileira, é memorável a nossa conquista do direito ao voto, em 1932, após muitos anos de luta e protestos. Por todo o mundo, há muitas mulheres que contribuíram por uma sociedade mais igualitária e DEIXARAM SUA MARCA no mundo, e por isso são lembradas até hoje. Uma delas, inclusive, é a nossa Madre Teresa que citamos nas nossas palestras por seus feitos tão incríveis.

Parabéns mulheres pelo nosso dia! Em especial para a minha mãe e para todas as nossas voluntárias.

Um abraço, 

Gabriela Pontes
Coordenadora de Voluntários do Projeto [hi]School